Helloooooooooooo, Shufflers !!!! (Animaniacs Greetings... hahahahaha... ^_^)
Tudo bem, muito entusiástico para o post que escrevo...
Antes, um pouquinho de história:
Dias atrás, estava eu voltando do CoralUSP com dois amigos meus, o Gâs, que alguns conhecem, e o Mauro, que quase todos conhecem, quando uma voz muito impressionante começou a cantar no rádio do carro do Gâs. Fiquei estupefato !!!! Era rádio ? Não, graças a Deus, não. Perguntei quem era e o Gâs me respondeu: Eva Cassidy.
Perguntei então, embasbacado: Como você achou essa mulher ?!?!?!?!?
Ao que ele respondeu: Procurava no Youtube aquela música Autumn Leaves...
E ei que ele achou a versão que ela canta e se apaixonou, baixou toda a discografia e não conseguia parar de ouvir. Desnecessário dizer que o mesmo aconteceu comigo...
Assim sendo, hoje trago para vocês aquela que recentemente se tornou para mim a mais bela, intensa e melodiosa voz que escutei cantando blues, e que me perdoem Janis Joplin e Carolex por dizer isso, mas para mim, o impossível aconteceu: Achei alguém que canta blues melhor que a Janis Joplin.
Agora, como nem tudo são flores, especialmente quando se é uma cantora de blues, há também um lado muito triste nessa história, o qual também me traz uma beleza que não sei explicar.
Antes da história, um pouco de Eva Cassidy para vocês... Autumn Leaves, a música que desencadou todo esse processo...
---------------------------------------
Muito bom post. Eu só tinha ouvido FALAR nela, mas não ouvido ELA. Enfim, linda voz e belas canções. Eu sou muito emotiva e dependendo da época, um certo tipo de música me faz chorar. Há 10 anos, quando eu pai morreu era beatles (http://www.thebeatles.com.br/palavra-de-fa-viviane-lagrimas.php). Mas eu já chorei ouvindo Elton John (your song), Janis Joplin, Queen, Sinatra e tudo mais... Como diria aquela música do Ira!, eu sou um poço de sensibilidade (já chorei ouvindo Ira! tb)
ResponderExcluirOutro blog, Cava? Acho que eu vou deixar de ser comentadora oficial de blogs desse jeito.
ResponderExcluirAgora sério: Milhões de pontos pro Gus. Sinto falta dele e desse achados. Autumn Leaves é perfeita.
Nossa!!!
ResponderExcluirNão costumo gostar de blues de uma pessoa só, mas pra ela eu abri exceção!!!
Realmente inspirada, ainda bem que gravaram esse vídeo.
Não me deu vontade de chorar da maneira como vcs flaram, mas senti a sutileza e profundidade da interpretação dela...
Por hora não vou, ainda, comentar a sugestão "música que nos fazem verter lágrimas"...deixa passar mais um tempinho...
Ok, passado o tempinho, criei coragem pra postar sob o tema "músicas que nos fazem verter lágrimas". Me lembrei bem da época de escoteiro, dos fogos de conselho, de fazer amizades incríveis em um final de semana... aquela sensação de já ser amigo da pessoa há anos, mesmo a conhecendo ali, naquele final semana.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=1-p_o9hzmGo
Isso sempre me deixava com os olhos cheios de água, mas bom...era felicidade, era ternura, era saber que existem pessoas boas no mundo, etc.
Cada acampamento era uma verdadeira lavada na alma. Bem, convenhamos que depois de passar 6 anos nas sombras do mundo gótico XDD, eu realmente estava precisando disso naquela época.
Bom, o tempo do escoteiro passou, mas algumas coisas e pessoas importantes ficam...tipo um tal de "festa de metas" huahuahua então fica tbm um beijo e abraço mítico pros meus amigos de metas tão especiais!
=)
Eu gostei muito, ela canta bem demais.
ResponderExcluirMas... Sério, não é só pra defender a Janis não, mas pra Eva Cassidy ser melhor que a Janis acho que falta um pouco de personalidade. Não vou dizer que a qualidade vocal dela não é melhor que a da Janis, nope. Em termos técnicos ela é melhor, mas a Janis criou algo novo e a Eva não me parece criar, e sim reproduzir um estilo já muito ouvido (muito, muito bem, por sinal, mas nada novo).
Ah, eu acho que ela cantou "What a wonderful world" e "Over the Rainbow" num tom blue demais pro sentido das músicas... Não são musicas de sofrimento, mas sim de sabedoria, no primeiro caso, e esperança, no segundo. Mas ao mesmo tempo que sinto que a dor que ela canta não se encaixa, não posso deixar de lembrar da letra de Lady, que fala sobre uma cantora de Blues:
"Lady sings the blues so well...
as if she means it
(...)
She says, 'I can sing this song SO blue
That you will cry
in spite of you
little wet tears
on your baby's shoulder"
Então, acho que ela é boa, por inspirar um sentimento, mas no quesito criatividade, sou mais a Janis e a Regina Spektor, que além da qualidade vocal tem uma personalidade musical.
Mas um dia eu falo propriamente dela ;)