sábado, 2 de abril de 2011

Os unânimes olhos azuis

Me deu vontade de falar do óbvio. Chico Buarque.

Muita gente o idolatra como o maior compositor nacional, e muita gente não curte, argumentando que como cantor ele não se sustenta. Eu acho que a voz não é o melhor atributo do Chico Buarque, como ele próprio diz, mas suas composições... O ritmo e as letras sempre me inspiram e fazem com que eu me perca em pensamentos e sentimentos.

É incrível como suas músicas conseguem criar narrativas. Geni e o Zepelim, por exemplo, é uma fantasia sobre a inocência e a bondade, com um monte de arquétipos que nos fazem identificar imediatamente a natureza da história. Acho o máximo como a composição acompanha a letra e como o conjunto me faz imaginar as cenas. Aí vai um videozinho que achei no youtube, em que o autor conseguiu enfiar até o M. Bison (ou Vega) do Street Fighter XD Haja criatividade. Mas como Geni e o Zepelim tem um toque de humor e sarcasmo misturado à poesia, acho perfeitamente aceitável a associação de imagens arquetípicas.



Beatriz é uma música que acho maravilhosa, cheia de significado! Faz pensar na relação do admirador/fã com o artista, da imagem que é criada sobre ele e de como o artista em si vira uma fonte de inspiração. Aqui vai o link pra música, que é de autoria de Chico Buarque e Edu Lobo, cantada por Ana Carolina. Acho que ficou lindo o toque pessoal dela no arranjo e a sua capacidade de passar do grave ao agudo me impressiona.

Algumas outras músicas do Chico que estão no topo da minha lista "MPB":
- A Ostra e o Vento - eu me imagino na beira da praia, no fim da tarde... Até o ritmo da música acompanha a maré, uma delícia. A voz do Chico não está das mais inspiradoras, mas a voz é o de menos...
- Carolina Além do óbvio (o nome da música) eu me identifiquei com a letra. A música tem me acompanhado recentemente... Nas minhas viagens em busca de mim mesma. O link é para a regravação de Caetano, que curto pelo estilo meio "Bossa Nova", mais limpo. O engraçado é que o próprio Caetano alfinetou a letra em sua época tropicalista. A letra é mais forte que a composição nessa música: "Eu bem que mostrei a ela... O tempo passou na janela e só Carolina não viu"
- O Malandro Passa todo o espírito de um personagem muito brasileiro... Ritmo com uma caixa de fósforo! Queria mais autores/compositores como esse pra traduzir as coisas brasileiras em arte.
- Apesar de Você e Construção são as letras mais políticas e ácidas, mas que também traduzem um pouco da história e da vida brasileira. São letras incrivelmente inteligentes... Especialmente Construção, uma obra de arte e engenhosidade, com a construção e desconstrução da letra junto com a história narrada e o sentimento de desabamento, confusão e morte que ela passa.

Eu cresci ouvindo Chico, Caetano e Gil... Engraçado é que eu sempre enxerguei a MPB brasileira bastante deslocada em direção ao nordeste do país. Claro, o nordeste é o que temos de mais próximo de uma cultura centenária, já que foi lá que esse Brasilzão começou a ser o que é hoje. Há um tempo atrás eu achava que Chico Buarque tinha nascido no nordeste... Mas Chico, veja só, nasceu no Rio de Janeiro, e viveu em São Paulo. Quando atentei para esse fato, comecei a lembrar de outros nomes importantes da nossa cultura que vieram do sudeste: Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Drummond, Mário de Andrade, Machado de Assis!

Embora ouça menos MPB hoje em dia, me sinto muito feliz que meu pai tenha me passado esse conhecimento.

Aqui tem uma resenha legal sobre a vida e a obra do Chico, se tiverem vontade de ler mais: http://www.mpbbrasil.com/content.asp?cc=1&id=20317&titulo=Chico%20Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário