sábado, 22 de setembro de 2012

Queensrÿche - Operation: Mindcrime

Hey!

Estou de volta ao blog, e inicio falando de uma banda que conheci apenas recentemente: Queensrÿche. Essa banda de metal nasceu junto comigo, em 1981. Nesse post foco no álbum que me chamou atenção, Operation: Mindcrime, de 1988. O álbum é uma ópera rock, uma história contada por meio das músicas, claro que ia chamar atenção de alguém como eu, que curte tanto histórias e narrativas. Tá aqui a listinha do Grooveshark:

http://grooveshark.com/playlist/Queensr+che+Operation+Mindcrime/77470187 


Em resumo:
A história se passa num mundo como o nosso, mas um tanto mais corrompido. Nikki é um cara desiludido e drogado que conhece o líder de uma organização revolucionária chamado "Doctor X" (hehehe). Esse cara usa o vício em drogas de Nikki e desenvolve um método: toda vez que ele escutar a palavra 'Mindcrime' dita pelo Dr.X ao telefone, Nikki será comandado a executar assassinatos para a organização.

Apesar de manipulado pelas drogas, Nikki tem perfeita consciência de seus crimes, o que vai deteriorando sua mente. Para mim, o ponto alto do álbum é a música "Suite Sister Mary", em que o Dr.X o manda assassinar uma mulher em especial:

Dr. X: "Kill her. That's all you have to do."
Nikki: "Kill Mary?"
Dr. X: "She's a risk. And get the priest as well."


Outras músicas que chamaram mais minha atenção nesse álbum foram "I don't believe in love" e "Operation: Mindcrime".

A banda fez um show ao vivo com vídeos, queria até tentar achar o DVD... Enquanto não acho, esse site detalha a narrativa de cada música:
http://www.apollowebworks.com/russell/mindcrime.html

O Whiplash também escreveu uma resenha:
http://whiplash.net/materias/cds/003203-queensryche.html

 A história é um pouco deprê, eu sei. Mas às vezes narrativas deprê trazem uma estética interessante, e esse é definitivamente um desses casos, na minha opinião. Demorei pra conhecer a banda, mas estou curtindo bastante. Se alguém souber mais sobre ela, mande aí seus comentários!

Abraços!

2 comentários:

  1. Prezados Shufflers, olá. Tudo bom? Espero que sim.

    Já conhecia a banda, mas não esse álbum, do qual gostei.

    As músicas são bastante boas, a qualidade da banda é bastante alta, e dentro da seara do "Hard Metal", ou do "Heavy Rock", eles me parecem mesmo ser os melhores.

    Enfim, mais uma grande banda! Valeu a recomendação, Carol! ^_^d

    ResponderExcluir
  2. Olás,
    achei a banda muito boa, muito completa, pelo menos nas músicas que eu ouvi, com características de rock progressivo com sinfônico. Muito legal, me lembrou uma outra banda apresentada pela Carol, chamada Therion, que já foi fonte de muita inspiração. E concordo que coisas deprês ou dark possam ter estéticas legais, haja visto meu gosto pelo som gótico. Abraços!

    ResponderExcluir