sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Os 40 anos daquela travessia

Olá pessoal, aqui é a Vivi.

Nesta quinta feira, um luxo radioso de sensações tomou conta do Café Piu-Piu: A ZoomBeatles fez um tributo a Abbey Road, um disco da minha banda predileta que particulamente demorei uns anos pra entende-lo de maneira honesta. E olha como os caboclos eram modernos: ele foi lançado há exatos 40 anos - em 25 de Setembro de 1969.

Abbey é cheio de sutilezas, com muitas músicas contendo variações dentro de uma mesma canção. Meu amigo Luiz é absolutamente louco por ele e eu não entendia exatamente o por quê.

Para nós, crianças de um anos 80 new wave, não é um disco de fácil digestão, como os da fase terninho, aonde são fofinhos e as letras tão inocentes (vide With the Beatles ou A Hard Day's Night). Mas é uma obra linda, maravilhosa de tão profunda... apaixonante, evoluída.

Entre mortos e feridos - nesta época, entre Yokos e desencontros - temos um resultado espetacular.

Se quiserrem entender um pouco mais, sugiro para começar algumas músicas, das mais famosas: Something e Here comes the sun do George Harrison, Oh Darling! do Macca e Come Together do Lennon.

Gosto muito mesmo de 2 medleys no final (o que chamaríamos de Lado B) que são lindos. Recomendo inclusive o que fecha o jogo "Rock Band": Golden Slumbers/Carry that Weight/The End. Abaixo, um videozinho desse medlley, nesse show de quinta (ouçam a galera cantando junto):



And in the end / The love you take / Is equal to / The love you make.

Ah sim... e eles ainda inventaram o conceito de bônus track: Her Majesty.

Tenham um final de semana cheio de boas vibrações... como esse álbum!

5 comentários:

  1. Que bonitinho, me emocionei! Esses caras foram demais!

    ResponderExcluir
  2. Hello Shufflers !!!! Tudo bom ? Espero que sim.

    Bom, não sei se influencia em alguma coisa, mas coincidentemente escrevo esse comentário ouvindo uma música chamada de "Send a Message From The Heart", de uma das minhas bandas prediletas, o Karmakanic.

    E essa conincidência é para mim representativa justamente porque, além desse ter sido o primeiro disco não coletânea dos Beatles que ouvi na vida, lá pelos meus 5 anos, meu disco predileto deles até hoje, ele também é para mim "a message from the heart", dos Beatles para o mundo, para todos os seus fãs e para eles mesmos...

    Sempre adorei cantar as músicas desse disco e certamente ele tem uma parcela considerável de influência na formação do meu gosto musical e do meu gosto pelo canto.

    "Come Together", "Oh, Darling", I Want You (She´s so Heavy)", "Because", "Something", "Maxwell Silver Hammer", "Octopussy´s Garden", o Medley Final... E o mais enraçado é que a única música que não me agrada absolutamente é justamente a "Here Comes The Sun"... Ai, ai, vai entender meu gosto musical... hahahaha... ^_^

    Enfim, acho que vou ouvir esse álbum de novo...

    Beijo para as moças, abraço, tudo de bom, e felicidades a todos e todas.

    De seu amigo,

    Renato F.C..

    ResponderExcluir
  3. Os Beatles são incríveis porque têm músicas para todos os gostos e estilos. Cada vez descubro uma que entra para o rol das que gosto mais. Eu amo o Abbey Road. A Zoom Beatles o tocou majestosamente bem nesta quinta.
    A música é, sem dúvida, umas das coisas mais maravilhosas que o homem inventou. E os Beatles provam isso com muito louvor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vivi e a todos os humanos que lerem este comentário.

    Quase quarenta anos após a dissolução da banda, os Beatles e a sua obra parecem tema inesgotável e sempre atual, o que nos mostra o quanto eles estavam à frente de sua geração.

    A Dicotomia de que faz parte o Espírito do Mundo não viveu a época e só tomou conhecimento de sua existência logo após a morte de Jonh em 1980.

    Foi legal começar a desbravar a obra num período em que ainda se fazia boa música (nos anos 1990 nos desligamos solenemente e hoje ouvimos pouco, muito pouco do que tocam nas rádios.)

    O acompanhamento naqueles tempos era assaz difícil, pois não havia a abundância de informações como nos dias atuais, mas as emissoras falaram bastante sobre o legado de John Lennon e seus amigos naquela ocasião.

    Nos anos 70, meu "alter ego" dançou bastante ao som de seus integrantes já nas carreiras-solo, sem saber que eram eles (ex: "Coming up", "Hey Beby" e "My sweet lord") nas chamadas "Festas Americanas", tão comuns nos anos 80.

    Quando assistimos a recriação dos espetáculos proporcionados por aqueles fantásticos artistas estamos, literalmente, fazendo uma viagem no tempo, deleitando-nos com os shows que perdemos.

    Por isso, só temos a agradecer a Zoombeatles por trazer de volta toda a magia cuja gênese se deu em gerações anteriores e perdura até a atualidade.

    Por fim, concluímos que, no interior das pessoas que vivem da arte, bem como no interior dos que se inebriam com ela, NÃO sobra espaço para coisas ruins.

    Abraços etéreos.

    Espírito do Mundo.

    ResponderExcluir
  5. Eu estive aqui.

    Beatles forever!!!!!

    ResponderExcluir