segunda-feira, 7 de setembro de 2009

White Lies

Olá pessoal,
vou postar aqui uma banda relativamente "nova"...ela surgiu em 2007.
Os caras têm só um CD, até onde sei, e digo que eu ouço ele inteiro; o que costuma ser bastante raro rsrs...
Imagina uma banda que mistura indie rock com o melhor de U2, numa pegada anos 80 e um toque de Joy Division. Ta aí o White Lies!
Bem, não sou um profundo conhecedor de "indie rock", mas sei que ele começou a se tornar mais conhecida faz talvez uns 10 anos, não? Sei lá, pelo menos as 1as bandas que eu ouvi que eram chamadas de 'indie' eram The Strokes, Placebo e White Stripes, e começaram a ser mais conhecidas por volta do final da década de 90. Talvez não, mas enfim, são bandas que tocam rock 'alternativo', ou seja, que alcançam sucesso sem trabalhar com as grandes gravadoras. Sei lá se isso ainda funciona assim, uma vez que o próprio "indie" também virou mainstream :D, mas não vou enveredar no eterno debate "eu sou mais indie que você" XD
O fato é que esse termo hoje em dia designa um tipo de rock que não é clássico, nem metal, nem hard, e é influenciado tanto por elementos eletrônicos e sonoridades caraterísticas de outros estilos (daí surgem 'subtipos' do indie, como New Rave e o Dance-Punk, que flertam bastante com o eletrônico e o Punk, etc.)
Bem, dado que existem várias vertentes de indie rock, nada estranho seria se algumas delas se inspirassem em sonoridades também dos anos 80. E como todos já perceberam (inclusive através de posts aqui no blog XDD) vivemos já faz um bom tempo (uns 5 anos, talvez) um revival musical dessa época, e acredito que o White Lies se encaixa bem aqui (Junto com o Post-punk revival, mas mais alegre do que eles XD).
Então conecto esse post com os anteriores, de pegada anos 80, mas lanço a pergunta: pra vcs, musicalmente, o que lembra a palavra "fusão"? Eu ficaria doido tentando responder isso, talvez pq isso seja uma das coisas que eu mais aprecio em música.
A 1a faixa se chama "Death", e tem várias outras com letras relacionadas à morte, mas o som deles não é depressivo...pelo menos as 3 primeiras músicas pra mim são exatamente o oposto, é o tipo de som que me deixa em alto astral.
Então eu ouço sem me ligar muito nas letras, por enquanto...pq o som é fantástico. E fazia tempo que uma coisa "nova" não me empolgava tanto, mas só esse ano já descobri o Faun, com o post da Carol aqui mesmo, e agora o White Lies...esse ano tá rendendo musicalmente, tbm por outros fatores de minha vida pessoal =D
Abraços!

5 comentários:

  1. e eu sou o único tecnologicamente inepto que não sabe colocar o vídeo no post!!!!=I

    ResponderExcluir
  2. Hey, Shufflers !!!! Tudo bom ? Espero que sim.

    Olha, bem legal essa banda... Me lembrou um pouco o Franz Ferdinand, especialmente o jeito do vocalista cantar, mas a influência oitentista é gritante.

    Beijos para as moças, abraço, tudo de bom e felicidades para nós.

    De seu amigo, saudoso,

    Renato F.C..

    ResponderExcluir
  3. Olá gente,
    to ouvindo aqui e pra mim é uma grata surpresa, olha só! Gostei bastante, é meio Franz, meio 80s mesmo... é música pegar estrada, né?
    Eu já ouvi falar que até o Blur era indie, mas enfim, eu não manjo nada dessas classificações, hehe.
    beijo grandão!

    ResponderExcluir
  4. Pô, Júlio, "tecnologicamente inepto"? Isso pra mim é preguiça mesmo! hahaha É só um copy + paste! Mas quebrei o seu galho e coloquei o vídeo aí pra você. ;)

    Achei bem legal a banda! Divertida! =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Teste pra ver se o Júlio recebe...

    ResponderExcluir