sexta-feira, 26 de março de 2010

Vinícius e a felicidade

Tô devendo uma pitada de MPB à esse blog, não é de hoje. Afinal sou a que mais curte e tem contato com o gênero.

Pra inaugurar o assunto por aqui, nada mais legal que falar de Vinícius de Moraes, dono das letras mais apaixonantes da MPB. Eu me derreto pelo amor de Vinícius - "Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure."

Com Vinicius eu aprendi que tudo na vida é efêmero, passa. Que até a mais fortes das paixões, passa. Que o maior amor do mundo, passa. E que daí você começa tudo de novo, em busca de um novo amor, de um novo primeiro beijo, de um novo de novo.

Com Vinícius eu também aprendi que a tristeza pode ser bela. As coisas mais lindas que já escreveram no mundo foram escritas em momentos de tristeza, podem perceber.

E pra abrir o tema, vou postar um vídeo de uma música que cantamos no coral do SESC Vila Mariana que fez parte da nossa montagem do musical Orfeu da Conceição - Felicidade. Nessa música, que é uma parceria com Antonio Carlos Jobim, Vinicius tenta explicar a tal da Felicidade e como ela também é efêmera. Esse trecho é de arrepiar:

"A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar"

Segue o vídeo:

Bom, é isso. Depois posto mais coisas MPB e com um pouco mais de pesquisa. Tirei 20 minutos aqui no trabalho pra escrever este rapidinho, só pra acabar com esse meu jejum do weShuffle! =)

Até o próximo post! =D

4 comentários:

  1. Jak,
    o link do vídeo deu erro aqui...talvez pq estou no note da empresa (mas nao em horario de trabalho =P). Alguem conseguiu acessar?
    Abreijos weshufflianos

    ResponderExcluir
  2. Ué... Eu coloquei o vídeo direto na página. É só clicar no play, não? o.o

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu consegui acessar sim! Amiga, ótimo post, tudo a ver com vc, que curte tanto MPB - passe mais de sua cultura pra nós, efemeros mortais, hehe

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Pra mim, era aquele tipo de coisa que eu já ouvi, mas nunca parei pra prestar atenção...pra ouvir "com carinho" rsrs
    Mas ouvi agora com mais atenção, e gostei bastante, a letra inteira é muito legal!
    O que mais me agradou foi essa combianção de ritmo com poesia, muito evidente...batida bem característica, com uma pegada que tem um pézinho distante lá no samba, mas que confere uma cadência muito gostosa pra música...e isso tudo sem perder a nostalgia poética =P
    Me remete à um dia de inverno numa praia do Rio de Janeiro nos anos 60...
    Sei lá, viajei huhuahuahua =P
    Enfim, música brasileira tem pra diversos gostos...é e sempre vai ser admirável.

    ResponderExcluir