Bom, sei que não tem muito a ver com Peanuts, mas pensando em desenhos dos 80 que me marcaram eu tive que lembrar do filme A Pequena Sereia. Na verdade o filme é de 89, e eu devo tê-lo assistido por volta de 90, 92... Mas enfim.
Por mais que muita gente torça o nariz pra Disney - e às vezes eu mesma o faça - por perpetuar alguns estereótipos, as suas trilhas sonoras são quase sempre incríveis, às vezes melhores que a própria animação.
O meu filme favorito da Disney quando era mais nova era A Pequena Sereia. E ultimamente estou até com vontade de comprar o DVD. Hoje eu tenho que dizer que meu favorito é Wall.E, porque chegou no ponto máximo da animação e até do cinema, ou seja, passa sentimentos, emoções, e evidencia o enredo praticamente sem o uso de diálogos, só via animação. Incrível. Mas isso é uma digressão, voltemos ao assunto.
Em a Pequena Sereia, quem quase não fala é Ariel, a sereia que perde a voz para se passar por uma humana. O feitiço só será quebrado se ela for beijada pelo seu verdadeiro amor (tá, eu sei, cliché, mas nem todo cliché gera um mau enredo, after all).
Se possível assistam em tela cheia, acho que a música de fato compõe o clima para o que está acontecendo na cena, está tudo bastante ligado.
"Kiss The Girl"
There you see her
Sitting there across the way
She ain't got a lot to say
But there's something about her
And you don't know why
But you're dying to try
You wanna kiss the girl
Yes, you want her
Look at her, you know you do
Possible she wants you to
There is one way to ask her
It don't take a word
Not a single word
Go on and kiss the girl
Sha la la la la la, my oh my...
Look at the boy, too shy!
Ain't gonna kiss the girl... Wow-oh
Sha la la la la la, ain't it sad?
Ain't it a shame? Too bad!
He's gonna miss the girl...
Now's your moment.
Floating in a blue lagoon...
Boy, you better do it soon!
No time will be better.
She don't say a word
And she won't say a word
Until you kiss the girl
Sha la la la la la, don't be scared
You got the mood prepared
Go on and kiss the girl
Sha la la la la la, don't stop now
Don't try to hide it how you wanna kiss the girl!
Sha la la la la la, float along
And listen to the song
The song says kiss the girl
Sha la la la la la, music plays
Do what the music says
You gotta kiss the girl
You've gotta kiss the girl
You wanna kiss the girl
You've gotta kiss the girl
Go on and kiss the girl
Alguns fatos sobre os motivos de eu gostar da trilha sonora de Little Mermaid, especialmente dessa música:
1) Eu me identifiquei com a mocinha. A mudez dela era um feitiço, mas acho que pode ser interpretada como timidez, algo que foi marcante na minha personalidade por muito tempo, e às vezes ainda é. A música é tão alegre... Dá vontade de sair dançando e cantando. Lembro como eu pensava que talvez eu pudesse ser essa pequena sereia, e que ninguém sabia disso porque eu não conseguia falar. Acho que quando ouço e vejo essa parte sinto aquela saudade de algo que nunca tive. É até triste pensar que é algo que também nunca terei, porque afinal, isso é um amor de conto de fadas... mas é muito divertido, e gostoso, pensar como a gente complica a vida, e como no fim das contas a complicação é que faz a vida! "Beija a moça logo, oras!" "Mas, e se...?" Não seria tudo muito chato se nunca houvesse o "E, se...?"
2) Aquele crustáceo (Sebastian) tem um sotaque muito bacana! ahahahahaha Ele é dublado na versão original por Samuel E. Wright, que aliás também canta Under the Sea. Se não me engano esse cara é também o Mufasa em O Rei Leão. Os compositores dessa música (Howard Ashman e Alan Menken) fizeram as músicas de vários outros filmes da Disney e segundo acabo de descobrir, compuseram músicas para o musical que originou o filme "A Pequena Loja dos Horrores".
3) A história original da pequena sereia era um conto de Hans Christian Andersen... Nele a sereia perde a voz para sempre e jamais consegue que o príncipe se case com ela. Ela é "condenada" a viver 300 anos entre os humanos sem ser vista, como uma criatura do vento. Quando ao entrar numa casa, levando o vento, ela encontrasse uma criança boa e educada, sua pena de 300 anos diminuiria, mas aumentaria a cada vez que ela encontrasse uma criança "má". Como diria a Morte na HQ de Neil Gaiman, eu prefiro a história da Disney. Que mal faz uma pessoa em sonhar com a felicidade?
Bom, é isso...
Me digam o que acham! Ah, tomem o link pra Under the Sea também, que é muito boa (ganhou Oscar até)
Abraços
Carol
Primeiro comentário:
ResponderExcluirhuahauhauhuahuahuahuahua...sorry, é que os dois vídeos terminam de um jeito muito engraçado!!!!sei lá, pra mim, eles caírem do barco foi completamente inesperado XD Eu tinha certeza certeza que eles iam beijar...rsrsrsr...
Bom, sempre fico impressionado com a criatividade desses musicais da Disney, eles consegue fazer tudo ser parte da cena...e transformam todos os objetos, elementos e bixos em instrumentos musicais, bom principalmente no 2o vídeo...
E agora sobre as sensações pessoais trazidas pelo clima romântico da cena que a Carol comentou. Bem, acredito que todo mundo tem um lado mais sonhador e é gostoso quando, através de música, filmes, ou alguma outra coisa, conseguimos nos ligar nele. Isso foi uma das coisas que me atraiu quando joguei Final Fantasy VIII, tem toda uma parte de romantismo na história do jogo, ms tbm tem uma coisa de amizade, consideração, apoio...um certa pureza de sentimentos que me cativou quando eu ainda estava nos meus "dark days", de maneira semelhante ao escotismo. Tem muitos diálogos no jogo e algumas vezes eles até mostram o que os personagens estão pensando...
E acho que precisamos um pouco desse pseudio-realismo pra nos abastecer de vez em quando, por que não? Acho super saudável, mas não em excesso, claro.
abreijos,
Jay
Aaaaaaaaaaaaaaaaaahhhh...
ResponderExcluirEu demorei tanto para escrever um comentário nesse post porque a primeira vez que eu li e ouvi a música eu pensei um monte de coisas para falar e como estava sem tempo, pensei: "Ah, tudo bem, assim que der um tempinho em comento"... Mas eis que o tempinho chega e eu esqueci tudo que eu ia falar... E não está adiantando ler e reler o post, ouvir as músicas, assistir de novo os vídeos, nada disso... Soooooooo saaaaad...
Mas "Ân-fã", como eles dizem lá na Champs Elisée, concordo com a Carol e com o Julio acerca das trilhas da Disney, concordo com o Julio, pois também achei que eles beijariam, e destaco que o sotaque desse crustáceo (rigorrr biológico !) é fantástico.
Agora, sem querer levantar mais uma lebre, mas já levantando, já imaginaram se, de repente, a gente começa a se sentir inspirado para falar sobre trilha sonora de cinema ? Nossa, esse papo iria looooooooooooooooooonge...
(E se alguém se animar, pode falar para a Paula comentar um pouco sobre as duas trilhas que o Queen fez, pro filme Flash e pro Highlander. ;-))
Beijo para as moças, abraços, tudo de bom e felicidades para Dr. J. e toda mulhegada.