sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Follow-up

Vou escrever esse post pegando uma carona no post da Vivi (pra variar =P) da Aretha Franklin, e tbm aproveitando que os colaboradores do Blog assistiram todos ao show do Paul, e devem estar numa vibe/fase beatles. (menos a Jak e Vivi, que vão morrer na fase Beatles =P).

"Across the Universe" é um filme dirigido por Julie Taymor e que bebeu na fonte dos Beatles para criar uma história que se passa nos turbulentos anos 60. Em cada cena principal, há uma música deles que se encaixa perfeitamente, em novos arranjos, a maioria cantadas pelos próprios atores, com algumas participações especiais. O que é tão especial nesse filme, a meu ver, foi essa junção tão perfeita de música, letra e roteiro, coroada por talvez algumas das músicas mais cantadas de todos os tempos da música recente.

Além disso, existem diversas referências interessantes aos músicos dos anos 60...por exemplo, o personagem principal se chama "Jude", nasceu na Inglaterra e não conhecia seu pai, depois foi morar nos EUA...não sei se é igual à história do John Lennon mas sei que é algo assim...e à outros tbm como Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Enfim, vale muito a pena ver...aqui vai uma amostra grátis, uma cena do filme que é triste, mas muito bonita. Assim eu volto pra fechar esse post, reconectando com o post da Vivi através da figura da Aretha Franklin, que foi um ícone das mulheres dos anos 60, representando toda uma geração de mudanças e lutas, cantando música soul...que até onde eu sei, tem bastante a ver com a música Gospel, certamente a inspiração desta versão de Let it Be do filme.

abreijos

3 comentários:

  1. Across the universe é um filme interessante mesmo que tem uma linguagem visual absolutamente perfeita - além do roteiro (que vai da fase inocente da adolescencia a descoberta das coisas adultas). Aliás, pegando carona nisso, vcs já viram "A vida em preto e branco"? A temática da cor entrando na vida das pessoas perdendo a inocência é poética. E a música é um coadjuvante nesse processo de amadurecimento da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigos e amigas "shufflers". Tudo bom ? Espero que sim.

    Cada vez mais eu percebo que preciso assistir esse filme...

    Trilha excelente, fotografia e roteiro belíssimos, enfim, realmente muito instigante.

    Ei Julio, sem querer me convidar e comprometer sua casa nisso, você tem o filme ? Será que rola uma sessão no telão ? ^_^d

    Beijo para as moças, abraço, tudo de bom, felicidades e até mais a todos e todas.

    De seu amigo,

    Renato F.C..

    ResponderExcluir
  3. Achei bom mesmo o filme quando o assisti, há uns 2 anos. É um daqueles filmes que podem virar "documentários históricos" nas escolas... rs (ah, se os documentários históricos nas escolas da minha época fossem todos assim...)

    ResponderExcluir