segunda-feira, 8 de junho de 2009

Armaduras brilhantes de cavaleiros cansados



Muito prazer, meu nome é Vivian.
Bem, meu debut não poderia ser diferente aqui no nosso blog. Nasci ouvindo Beatles e vou falar sim daqueles 4 moptops de novo. Mas como a música deles era uma tradução do que sentiam, é impressindível explicar o cenário daquela época:
Até 1961, eles comeram o pão que o diabo-amassou em buracos e bares podreiras, dividindo o palco com strip-teases de garotas de quinta ou sexta categoria, lavando banheiros em troca de lugar p/ ensaiar etc (isso daria um outro post).
Em 62, conquistaram alguma reputação e uma cidade se apaixonou por eles... ano seguinte uma nação.
Em 64, eram conhecidos mundialmente e a vida começou a complicar muito para os caras... até atendados eles sofreram viajando pelo mundo.
Ah, eles adoravam as garotas... imagine, então um trilhão fanático? Mas, depois de um, dois anos, a coisa começou a ficar doida demais.
Em 65, um McCartney melancólico cantava sobre um ontem, em um lado B (Yesterday), enquanto Lennon, escondia sua insatisfação com a vida que levara na terceira faixa do LP (You´ve got hide your love away).
Paul, numa música menos conhecida questionava ao mundo, aos berros "Como você consegue rir, Se sabe que estou mal?" (I´m down)

Mensagens de socorro foram sendo enviadas, uma a uma, por Lps e singles. Mas o mundo achava que estava tudo bem.
Help! foi literalmente o maior grito de Lennon até então... ele se confessou exausto e gordo. Se sentia velho, aos 25 anos.
"When I was younger, so much younger than today
I never needed anybody's help in any way.
But now these days are gone, I'm not so self assured,
Now I find I've changed my mind and opened up the doors."
A música foi também, o título de um despretencioso filme em cores dos caboclos de Liverpool e na verdade ficou famosa por isso. Muita água rolou, eles mudaram o mundo com canções mais influentes depois. Mas vale a pena uma espiada nesse longa, principalmente se for fã de Monty Phython - o humor inglês tem aquele toque, digamos... espirituoso.

Como John Lennon.

7 comentários:

  1. Olá, amigo e amigas !!!! Tudo bom ? Espero que sim.

    Entonces, ia colocar um post aqui sobre os Beatles, mas a Vivian se adiantou. E mandou muito bem !!!! ^_^d

    E enfim, como nunca é demais falar dos Beatles, em breve postarei aqui meu post também. Espero que vocês não se sintam chateados com isso, mas nesses tempos de The Beatles Rockband, penso que toda Beatlemania é pouca Beatlemania... ;-) Concordam ? ^_^

    Enfim, agora, sobre o vídeo, um comentário rápido: Concordo com a Vivian que tem muito do humor britânico e do Monty Python aí, mas não pude deixar de lembrar também daquele famigerado "Seriado do Bátima", com Adam West and Burt Ward !!!! Aquelas partes das interrogações então... Morri de rir com essa referência em minha memória... :-p

    Enfim, beijos para as moças, abraço, tudo de bom e felicidades para todos nós.

    E até mais.

    De seu amigo, saudoso,

    Renato F.C..

    ResponderExcluir
  2. É...muita gente besta por aí fica sonhando em ser famoso mundialmente, mas esquece de todas as complicações que vêm, intrínsecas.
    Esses pedidos de juda tbm me lembraram as letras que o Ian Curtis compunha no Joy Division, eram claras mensagens de como ele se sentia, mas a banda achava que ele estava apenas "acting out a role he came up with for the band".
    Eu não sabia que os Beatles tinham isso tbm, mas a Vivi postou sobre algumas delas com esse tom nostálgico. Acho que uma das minhas preferidas deles é Eleanor Rigby, que tbm é um pouco assim, afinal.
    Eu sou meio suspeito pra falar de Beatles pq meus pais ouviam bastante isso e fiquei meio de saco cheio. Sabe qdo vc escuta a música mas não consegue ouvir? É bem interessante ver o ponto de vista de outras pessoas de fora. Bom, mas agora faz tempo q eles não ouvem...quando eles retomarem a beatlemania, ouvirei com outros ouvidos, mais abertos.
    Cheers!

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei com a fase do John Lennon, de se sentir exausto, velho, cansado aos 25 anos. Eu não estou nessa fase agora, mas estava nela entre os 22 e os 26 anos =P

    Estava ansiosa pelo post da Vivan. É muito legal ler sobre uma banda de alguém que curte muito, que conhece bastante, porque surgem informações que o público geral desconhece. E o meu conhecimento sobre Beatles é beeem geral, bota geral nisso. Conheço as músicas famosas (as mais famosas, porque convenhamos, músicas famosas dos Beatles são muitas), e li alguma coisa sobre eles esporadicamente, mas gostaria de conhecer mais.

    Acho que é quase impossível achar alguém que não goste de Beatles. Pelo pouco que li, e também pelo que a Vivan falou até agora, eles têm uma produção volumosa e variada... Espero conhecer mais, aos pouquinhos. ;)

    ResponderExcluir
  4. Ahh não postei sobre o vídeo. Fiquei curiosa pra ver, e assim como o renato lembrei das séries no estilo Batman e Robin XD

    ResponderExcluir
  5. Bem... eu tenho esse filme... a gente poderia fazer uma sessão cinema, hein?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Já vou colocar o blog no feed! E eu topo a sessão de cinema!

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Beatles é Beatles
    Lembro uma vez de estar na casa de um amigo e ele ter colocado um LP com a música "number 9" (não sei se é exatamente esse o nome da música, mas é o q eles falam o tempo todo).

    Gostei da contextualização da Vivi. O universo deles é cheio de histórias e detalhes interessantes, e não sei nem um tiquinho disso tudo.

    Já o vídeo, hehehe, amo Monty Phython, mas achei mais familiar comparar com o Agente 86

    ResponderExcluir