sábado, 6 de junho de 2009

Faunos, ninfas e criaturas da floresta

Bom, vou começar meus posts com uma banda que tenho seguido há pouco tempo, mas me conquistou. O nome é Faun, e a categoria... Bem, não gosto muito de categorizar, mas dizem ser Dark Folk.

Dark? Nem tanto. Talvez pelo visual deles, talvez porque eles façam um som inspirado na tal Idade das Trevas. Eu tenho minhas reservas quanto ao nome... Mas a História Positivista resolveu que o avanço científico registrado pela escrita é luz, e que as sensações físicas e espirituais, o sentimento e o contato com a natureza são as trevas, então não vou entrar muito fundo no assunto, para a digressão não ficar extensa demais.

O fato é que o som deles, em si, raramente é tenebroso, tampouco as letras. O direcionamento musical deles é sim o de buscar inspiração em coisas obscuras, pouco conhecidas e esclarecidas para nós. Entram aí os mistérios da natureza, os sentimentos, a própria vida e o que pode haver além dela... Mas o que é desconhecido geralmente é temido, obscuro, 'dark'.

Para mim, 'dark is good' porque o contato com o obscuro acorda sensações e pensamentos, nos faz entender coisas que achávamos que estavam bem entendidas, mas têm muito mais sob a superfície. Como pode uma pessoa ficar tão envolvida por um som que lembra uma época jamais vivida, uma magia jamais experimentada?

Um exemplo de som deles:



A banda em geral escreve as letras em alemão moderno ou antigo, mas há outras em Latim, francês, espanhol e até português. Eles se empenham bastante em resgatar a cultura entre o início da Idade Média e a Renascença, traduzindo músicas, compondo outras baseadas em histórias populares...

Tem uma música, Sieben ("Sete") bem legal nesse sentido. É um dueto em que um cara promete 7 rosas, 7 roupas de seda, 7 cavalos brancos... Para que a moça dê a ele seu anel (case com ele).

Mas nos versos em que ela canta, ela rebate as ofertas, dizendo que o anel é só dela... E quando ele diz que ela terá uma vida maravilhosa se der somente 7 passos (para o altar), ela diz que 7 passos são muito e muitos setes - ela não quer ser escravizada por uma promessa sagrada e ter o anel dele a estrangulando pelo pescoço enquanto ele viaja sozinho para descobrir o mundo.

Muito esperta!! Haha

- Veja a letra aqui



Como falar de uma banda em um post é meio injusto - e longo - vou ficar só com isso por hoje. Mas a banda tem outras músicas de estilos e temas diferentes, e embora hoje eu tenha falado de inspirações mais naturais e até inocentes, um dia volto a falar deles sob outro aspecto.

2 comentários:

  1. Tá rolando um vibe germâmica aqui no blog!!=)
    Eu já ouvi bandas consideradas dark-folk, e eram meio nessa linha, mas um pouco diferentes. Principalmente pq o som era menos 'feliz' e o com um vocal mais típico do gótico, às vezes sobrepondo dus vozes aos mesmo tempo, etc.
    Já o som do Faun me pareceu mais folk legítimo mesmo, estilo um Blackmore's Night mais 'roots' e sem apelo comercial.
    Link para o myspace de uma outra banda considerada dark-folk. Recomendo em especial a música Temple of Oaks, que tem bem essa pegada de naturez, etc...acho que já te mandei essa por email, não? bom, fica a sugestão tbm pra quem quiser:

    http://www.myspace.com/apatheiafolk

    Anyway, gostei bastante, Carol, caiu bem dentro do que eu gosto. O que vc escreveu sobre ter saudade de algo que nunca experimentou é muito interessante, acho que todo RPGista já sentiu isso, em maior ou menor grau. A própria Candice descreve uma sensação parecida numa entrevista. E a gente sente mesmo. Isso era, inclusive, uma das coisas que me fazia acreditar em reencarnação, mas não vou enveredar por aí que a conversa vai longe. De qualquer forma, é uma sensação intrigante, e que nos motiva a tentar vivenciar mais essas coisas, nem que seja no faz de conta do RPG, ou através da música, que tem essa incrível capacidade de nos transportar através do tempo e do espaço!
    Beijo=)

    ResponderExcluir
  2. Ok, não me alongarei muito aqui. :-p

    Gostei muitíssimo da banda, das músicas e tentarei conhecer mais sobre ela.

    Valeuzasso, Carol. ^_^d

    Beijos para as moças, abraço, tudo de bom e felicidades para todos nós.

    E até mais.

    De seu amigo,

    Renato F.C..

    ResponderExcluir