segunda-feira, 8 de junho de 2009

Não sei se daria um post mas... Arriscarei.

Caríssimas e Caríssimo !!!! Caríssima Carolexissíssima !!!! ^_^

Como disse no título, não sei se esse post daria um post...

Tudo começou num comentário que a Carol colocou em meu primeiro post, o qual reproduzo aqui:

--------------------------------------------

Renatíssimo!

Numa pesquisada rápida pela Internet, vi que o teu ídolo foi descoberto por Yngwie Malmsteen... Foi nesses trabalhos que você conheceu o cara? E como foi sua experiência com o cantor, tipo o que mais te faz curtir o trampo dele?

A pergunta é pra eu saber mais dos seus gostos musicais mesmo, nada mais em especial ;)

Bjok
Carol

--------------------------------------------

Aí, comecei a tentar responder à pergunta e explicar porque o "Górão" é meu ídolo e acabei escrevendo prá caramba... E nesse ínterim, falei sobre voz... E como sei que tem nesse grupo pelo menos 4 "cantantes contentes" ( Carol, Jak, Julio e Eu - não sei se a Vivan também é dos que soltam o gogó, nem que seja no chuveiro, que aliás tem sido o meu único palco nesses tempos de , parafraseando as Casas Bahia, "Dedicação total à Tese"), resolvi incluir esse texto como post para falar um pouco mais de música, oferecer-lhes minha opinião e também, eventualmente, gerar uma discussção que a meu ver pode ser bem interessante. ^_^

Bom, sem mais delongas, aí vai o que eu teria respondido à Carol, caso só tivesse mantido esse texto como comentário. Espero que lhes seja interessante. ^_^d

--------------------------------------------

Sim, Caríssima Carolexissíssima, tem tudo a ver com o "bom e velho"... (Esse é o modo como eu e aquele meu amigo Sapo nos referimos ao bom e velho "Malmstão"... ;-))

Minha experiência, nos idos de 1995, 1996 com o Goram foi tipo "estupefáKIto" e de queixo caído... Enquanto ouvia eu não conseguia acreditar que um cara pudesse cantar num nível tão alto de dificuldade com tamanha tranquilidade, e com uma voz tão absurdamente bela e afinada... Especialmente levando em conta que eu, mesmo tendo uma voz aguda e que, em tese, facilita para cantar esses tons que ele canta, quase morria para cantar muito mal o que ele canta tão divinamente bem.

E mesmo hoje, 13 ou 14 anos depois, com mais 7 ou 8 anos de aula de canto, e um problema sério na voz, o qual foi resolvido há uns 7 ou 8 anos com fono e psicoterapia, cantando uns 800% melhor do que eu cantava na época (na época que conheci o Goram, entre 0 a 10, eu era 0,5... Hoje sou um 4,0 na amizade), mesmo com tudo isso eu ainda não chego nem perto de cantar o que ele canta, simplesmente porque além de ele ser tecnicamente muito bom, a voz dele é inigualávelmente maravilhosa.

By the way, se Deus me pedisse, lá no Céu, para escolher qualquer voz do mundo para ter em minha vida aqui na Terra, a voz do Goram seria a minha escolha sem titubear um milésimo de segundo.

Resumindo, o que mais me faz curtir o trampo dele é que, além de ele ser um cantor de um alto nível técnico, o timbre de voz dele é aquele que mais se aproxima daquilo que entendo como sendo o timbre de voz perfeito, ou seja, agudo, mas não irritante, com uma ampla extensão vocal, indo de graves baritonais a agudos mezzo-sopranos, e macio, como se ele estivesse cantando com a maior tranquilidade do mundo aos pés dos nossos ouvidos sem demonstrar quase nenhum esforço.

Pelo que consigo pensar assim de bate-pronto, é isso. ^_^

--------------------------------------------

E já que falamos do Goran na época do bom e velho Malmsteen, um pouco deles para vocês.





E dele com um outro guitarrista, o John Norum. (Que aliás integrou o Europe, aquela banda daquela música "Final Countdown". a qual por sua vez também tinha um excelente vocalista o Joe Tempest, também conhecido como "João Tempestade", primo da Ana Raio e do Zé Trovão... hahahahaha... :-p. - Para quem quiser lembrar que música é essa, já que eu sei que essa todo mundo conhece http://www.youtube.com/watch?v=tt_ro2aerQg)





Beijos para as moças, abraços, tudo de bom e felicidades para todos nós !!!! b^_^d

E até mais.

De seu amigo,

Renato F.C..

4 comentários:

  1. Eu conheci Malmsteen quando comecei a aprender a tocar violino. Nada a ver? Haha Tudo a ver!

    Eu pesquisava sobre violinistas clássicos e claro, cheguei ao Paganini, conhecido pela tal execução 'virtuose', impressionantemente rápido e preciso no instrumento. Bem, pesquisando sobre Paganini descobri o "Paganini da guitarra", Malmsteen, e quando ouvi o som gostei. Resolvi comprar um cd de cada para tentar entender a comparação... E entendi! Mas não me perguntem onde foram parar esses CDs... Hahaha

    Mas voltando ao seu post, com o novo vídeo que você postou eu curti mais a voz dele. Acho que já te falei que vocal agudo masculino não é muito a minha praia, mas eu nem sei explicar porquê. Agora percebi que depende muito do contexto. No contexto metaleiro, eu curti!

    Acho que é a mesma coisa com vocais guturais, por exemplo. Eu não curto se o vocal for mais forte que a própria música, sinto que é só um cara agredindo meus ouvidos por eu ter comprado o CD dele =P Mas me surpreendi gostando de algumas músicas que tinham vocal gutural dentro de um contexto interessante =]

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. é, realmente tem muito de contexto mesmo...Eu tbm sei q tem coisas q eu curtiria mais se o contexto em que eu conheci fosse diferente.
    Por exemplo, tem um álbum do Milton Nascimento q eu admiro e curto mto, Tambores de Minas. Provavelmente postarei sobre algum dia. Bem, eu fui ver esse show qdo tinha 15 nos, com a minha família, mas até então, não tinha nada do Milton que eu gostasse, mas na verdade, não é que eu não gostava, eu só não tinha tido a oportunidade de conhecer com mais calma e "compreender", "entrar na vibe" da música.
    Voltei a ouvir metal em 2006, depois de um tempo de nariz torcido para ele (justamente qdo eu era cabeludo huahuahua). Mas vamos os poucos.
    Já ouvi Malmsteen e achei meio exagerado huahua, mas até aí eu tinha 14 anos. Seria interessante ouvir de novo, agora q tenho quase o dobro da idade (e me sinto velho, cansado etc aos 27 anos =P) e amadureci como pessoa e musicalmente.
    Enfim, não falei nada do post do Ray em si pq não ouvi, mas pretendo faze-lo em breve!
    abs

    ResponderExcluir
  4. ok, agora já ouvi e posso dizer, me parece que o malmsteen teve uma grande influência sobre o simphonic metal...
    Gostei bastante!!^_^d
    abraços

    ResponderExcluir