terça-feira, 30 de junho de 2009

Eva Cassidy

Helloooooooooooo, Shufflers !!!! (Animaniacs Greetings... hahahahaha... ^_^)

Tudo bem, muito entusiástico para o post que escrevo...

Antes, um pouquinho de história:

Dias atrás, estava eu voltando do CoralUSP com dois amigos meus, o Gâs, que alguns conhecem, e o Mauro, que quase todos conhecem, quando uma voz muito impressionante começou a cantar no rádio do carro do Gâs. Fiquei estupefato !!!! Era rádio ? Não, graças a Deus, não. Perguntei quem era e o Gâs me respondeu: Eva Cassidy.

Perguntei então, embasbacado: Como você achou essa mulher ?!?!?!?!?

Ao que ele respondeu: Procurava no Youtube aquela música Autumn Leaves...

E ei que ele achou a versão que ela canta e se apaixonou, baixou toda a discografia e não conseguia parar de ouvir. Desnecessário dizer que o mesmo aconteceu comigo...

Assim sendo, hoje trago para vocês aquela que recentemente se tornou para mim a mais bela, intensa e melodiosa voz que escutei cantando blues, e que me perdoem Janis Joplin e Carolex por dizer isso, mas para mim, o impossível aconteceu: Achei alguém que canta blues melhor que a Janis Joplin.

Agora, como nem tudo são flores, especialmente quando se é uma cantora de blues, há também um lado muito triste nessa história, o qual também me traz uma beleza que não sei explicar.

Antes da história, um pouco de Eva Cassidy para vocês... Autumn Leaves, a música que desencadou todo esse processo...

---------------------------------------



Eva Cassidy - Autumn Leaves

The falling leaves drift by my window
The falling leaves of red and gold
I see your lips the summer kisses
The sunburned hands I used to hold

Since you went away the days grow long
And soon I'll hear old winter's song
But I miss you most of all my darling
When autumn leaves start to fall

Since you went away the days grow long
And soon I'll hear old winter's song
But I miss you most of all my darling
When autumn leaves start to fall

I miss you most of all my darling
When autumn leaves start to fall

---------------------------------------

Bom, para aqueles que, diferente de mim, conseguiram resistir à vontade de verter lágrimas ao ouvir essa cantora e, especialmente, essa música pela primeira vez, aqui vai um pequeno pedaço de história que pode mudar isso: A carreira dela terminou 10 meses depois da gravação desse vídeo, em decorrência de um melanoma, um câncer de pele.

E o mais interessante é que esse vídeo, a última apresentação ao vivo que ela fez, foi gravado absolutamente por acaso, uma vez que, oficialmente, só estaria sendo gravado o áudio. Bendita pessoa da produção que, em um maravilhoso insight, arranjou uma câmera, um tripé e a instalou para captar também as imagens dela. Não fosse isso, não teríamos nenhuma imagem dela cantando...

Bom, aqui vão mais alguns vídeos dela... Espero que gostem.

---------------------------------------



Eva Cassidy - What A Wonderful World

I see trees that are green red roses too
I watch them bloom for me and you
And I think to myself what a wonderful world

I hear babies cry I watch them grow
And they'll learn much more than I'll ever know
And I think to myself oh what a wonderful world

The colors of the rainbow so pretty in the sky
Are also on the faces of the people passing by
I see friends shaking hands saying how do you do
But they're really saying I love you

I see trees that are green and red roses too
I watch them bloom for me and you
And I think to myself oh what a wonderful world

The colors of the rainbow so pretty in the sky
Are also on the faces of the people passing by
I see friends shaking hands saying how do you do
But they're really saying I love you

I see trees of green and red roses too
I watch them bloom for me and you
And I think to myself what a wonderful world

I think to myself oh what a wonderful world

---------------------------------------



Eva Cassidy - Over The Rainbow

Somewhere over the rainbow, way up high
In the land that I heard of once, once in a lullaby.
Somewhere over the rainbow, skies are blue
And the dreams that you dare to dream really do come true.

Someday I'll wish upon a star
And wake up where the clouds are far behind me.
Where troubles melt like lemon drops
Away above the chimney tops
That's where you'll find me.

instrumental

Someday I'll wish upon a star
And wake up where the clouds are far behind me.
Where troubles melt like lemon drops
Away above the chimney tops
That's where you'll find me.

Somewhere over the rainbow, skies are blue
And the dreams that you dare to dream really do come true.

If happy little blue birds fly
Above the rainbow why, oh why can't I?

---------------------------------------



Eva Cassidy - Fields Of Gold

You'll remember me when the west wind moves
among the fields of barley
You can tell the sun in his jealous sky,
when we walked in fields of gold

So she took her love,
for to gaze awhile,
among the fields of barley
In his arms she fell as her hair came down
among the fields of gold

Will you stay with me?
Will you be my love
Among the fields of barley?
And you can tell the sun in his jealous sky
when we walked in fields of gold

I never made promises lightly,
and there have been some that i have broken,
but i swear in the days still left
we will walk in fields of gold,
we will walk in fields of gold

(instrumental)

I never made promises lightly,
and there have been some that i have broken,
but i swear in the days still left
we will walk in fields of gold,
we will walk in fields of gold

Many years have passed since those summer days
among the fields of barley
See the children run as the sun goes down,
as you lie in fields of gold

You'll remember me when the west wind moves
among the fields of barley
You can tell the sun in his jealous sky
when we walked in fields of gold

When we walked in fields of gold
When we walked in fields of gold

---------------------------------------

Enfim, seguindo com a proposta da Carol, que também me agradou, o tema "musicas que nos levam às lagrimas" lhes lembra o quê ?

Beijo para as moças, abraço, tudo de bom, felicidades a todos nós.

Até mais.

De seu amigo, shuffler,

Renato F.C..

5 comentários:

  1. Muito bom post. Eu só tinha ouvido FALAR nela, mas não ouvido ELA. Enfim, linda voz e belas canções. Eu sou muito emotiva e dependendo da época, um certo tipo de música me faz chorar. Há 10 anos, quando eu pai morreu era beatles (http://www.thebeatles.com.br/palavra-de-fa-viviane-lagrimas.php). Mas eu já chorei ouvindo Elton John (your song), Janis Joplin, Queen, Sinatra e tudo mais... Como diria aquela música do Ira!, eu sou um poço de sensibilidade (já chorei ouvindo Ira! tb)

    ResponderExcluir
  2. Outro blog, Cava? Acho que eu vou deixar de ser comentadora oficial de blogs desse jeito.

    Agora sério: Milhões de pontos pro Gus. Sinto falta dele e desse achados. Autumn Leaves é perfeita.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!
    Não costumo gostar de blues de uma pessoa só, mas pra ela eu abri exceção!!!
    Realmente inspirada, ainda bem que gravaram esse vídeo.
    Não me deu vontade de chorar da maneira como vcs flaram, mas senti a sutileza e profundidade da interpretação dela...
    Por hora não vou, ainda, comentar a sugestão "música que nos fazem verter lágrimas"...deixa passar mais um tempinho...

    ResponderExcluir
  4. Ok, passado o tempinho, criei coragem pra postar sob o tema "músicas que nos fazem verter lágrimas". Me lembrei bem da época de escoteiro, dos fogos de conselho, de fazer amizades incríveis em um final de semana... aquela sensação de já ser amigo da pessoa há anos, mesmo a conhecendo ali, naquele final semana.

    http://www.youtube.com/watch?v=1-p_o9hzmGo

    Isso sempre me deixava com os olhos cheios de água, mas bom...era felicidade, era ternura, era saber que existem pessoas boas no mundo, etc.
    Cada acampamento era uma verdadeira lavada na alma. Bem, convenhamos que depois de passar 6 anos nas sombras do mundo gótico XDD, eu realmente estava precisando disso naquela época.
    Bom, o tempo do escoteiro passou, mas algumas coisas e pessoas importantes ficam...tipo um tal de "festa de metas" huahuahua então fica tbm um beijo e abraço mítico pros meus amigos de metas tão especiais!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito, ela canta bem demais.

    Mas... Sério, não é só pra defender a Janis não, mas pra Eva Cassidy ser melhor que a Janis acho que falta um pouco de personalidade. Não vou dizer que a qualidade vocal dela não é melhor que a da Janis, nope. Em termos técnicos ela é melhor, mas a Janis criou algo novo e a Eva não me parece criar, e sim reproduzir um estilo já muito ouvido (muito, muito bem, por sinal, mas nada novo).

    Ah, eu acho que ela cantou "What a wonderful world" e "Over the Rainbow" num tom blue demais pro sentido das músicas... Não são musicas de sofrimento, mas sim de sabedoria, no primeiro caso, e esperança, no segundo. Mas ao mesmo tempo que sinto que a dor que ela canta não se encaixa, não posso deixar de lembrar da letra de Lady, que fala sobre uma cantora de Blues:

    "Lady sings the blues so well...
    as if she means it
    (...)
    She says, 'I can sing this song SO blue
    That you will cry
    in spite of you
    little wet tears
    on your baby's shoulder"

    Então, acho que ela é boa, por inspirar um sentimento, mas no quesito criatividade, sou mais a Janis e a Regina Spektor, que além da qualidade vocal tem uma personalidade musical.

    Mas um dia eu falo propriamente dela ;)

    ResponderExcluir