quarta-feira, 3 de junho de 2009

O que diabos é isso aqui

Inesperadamente, já que a prolixidade corre em minhas veias, serei bastante direta nesse post, justamente pra que todo mundo leia integralmente =] Só não prometo ser curta, isso não faz parte do meu universo cultural. Hahaha...

Vamos lá... Em sistema de perguntas e respostas. Antes que alguém pergunte, meu ascendente é Aquário. (Ok, já comecei a enrolar... Corta!)

1. Pra que serve esse blog?
A idéia do blog é nos juntarmos para dividir gostos e conhecimentos musicais e, de vez em quando, cinematográficos. Alguns devem se lembrar que um dos meus objetivos na afamada Festa das Metas era melhorar meus conhecimentos gerais sobre música, porque sempre senti que apesar de amar a música e me influenciar absurdamente por ela, sempre me faltou o conhecimento geral. Então, basicamente, o blog é pra falar de música, com algumas incursões em vídeo e cinema. Cinema é um assunto que eu amo e que, convenhamos, é muito interligado com a música! Mas prometo não exagerar no off-topic e sempre falar da música dentro dos filmes que comentar.

2. Quem é o dono do blog?
Você. E eu, e todos que escrevem, e os que lêem também. Ou seja, não tem dono, e não é preciso pedir permissão pra nada! Não é porque eu tive a idéia que vou ficar mandando em vocês. Até porque, em breve dominarei o mundo e vocês terão que me obedecer de qualquer forma.

3 - Por que esse nome?
Brainstorm no carro e falta de outros nomes disponíveis. Shuffle é aquele botãozinho que todo mundo adora e os compositores provavelmente odeiam, que toca as músicas de um CD ou do MP3 Player aleatoriamente, sem ordem. We Shuffle porque nós vamos ser esse botãozinho, mudando de música e de assunto sem ordem ou regras.

4. Que tipo de conhecimento musical é permitido?
Qualquer tipo! Claro que o objetivo aqui é falar de cultura musical, então o mais esperado é que o blog gire em torno de pop, MPB (pronto, Kê), rock, jazz, alternativo ou música clássica. Mas o assunto pode muito bem enveredar para algo mais humanístico, por exemplo um artigo interessante sobre o papel da música na China do século XII... Ou quem sabe, algo curioso sobre a Física e a Matemática do som... Por que não? Desde que não vire um blog acadêmico, somos todos criaturinhas inteligentes e curiosas, certo? =]

5 - Tá, como eu devo postar?
Tendo como princípio que ninguém sabe nada sobre o que você está falando. Pode parecer algo básico, mas nem todo mundo conhece. Não precisa desenhar (haha) mas já que a idéia é ter um intercâmbio cultural, não adianta nada falar "nossa, saiu o CD da banda X, adoro essa banda!" sem dar qualquer informação sobre o tipo de música que a banda toca, porque você gosta tanto ou quais suas expectativas relacionadas aos cds anteriores. Isso deixamos para nossos blogs pessoais =] A idéia é que a gente mostre o que gosta, mas POR QUE a gente gosta é o ponto mais importante.

Então, se você tá querendo falar de uma letra incrível, não cole só a letra! Coloque um vídeo do YouTube ou um link onde as pessoas podem baixar a música. Se souber algo sobre o compositor e o letrista, fale deles! A música te lembra um filme? Por que não citar? A idéia também é fazer conexões entre a música e outros tipos de conhecimento.

Ninguém precisa ser específico e falar só de letras, mas passar um conhecimento extensivo sobre a história de um músico/banda também pode ser complicado. Então, fiquem à vontade para postar links - de preferência não-wikipédicos - pra quem quer saber mais.

6 - Posso convidar meu papagaio para postar? Ele entende tudo de Fado.
Chama o lôro! Só deixe claro pra ele antes o contexto do blog e assegure-se de que o papagaio não vai só ficar assoviando.

7 - O que não posso fazer no blog?
Ficar de frescurinha. Por exemplo, deixar de falar sobre aquela letra que você ama e é simplesmente a música da sua vida porque é uma música batida que 'todo mundo conhece'. Ninguém conhece do SEU ponto de vista, oras!

Não pode deixar de falar de algo por achar que as pessoas não vão gostar, vão torcer o nariz. E aproveitando, também não pode torcer o nariz. Se não suporta aquela música, não leia o post e pronto. O primeiro que torcer o nariz vai ficar sem ele!!! ò_ó Hahaha Carol mandona se manifestando.

8 - O que você vai fazer comigo se eu fizer o que tá escrito na pergunta 7...?
Vou chorar no banho em posição fetal. Você não quer isso, quer?

9 - Hm... Bom saber. Hum,hum-hum... E o que eu POSSO fazer?
Além de começar logo a postar? Você pode quebrar as regras quando der vontade. Você também pode - e deve - me comprar um Honda Fit, novinho, com caixas de som acopladas pra eu curtir as músicas que o pessoal recomendar.

Tô começando a enrolar de novo, né...?
Ok, acabou o post. Corta!

4 comentários:

  1. E aí, fui rápido e sem frescura o suficiente ?

    hahahahahaha... ;-) :-p

    Daqui a pouco vem mais... Se bem que já falei tanto sobre música no Renatadas que acho que vou acabar postando aqui uma ou outra coisa repetida, como foi o caso desse post...

    Enfim, beijo para as moças, abraço, tudo de bom e felicidades a todo mundo.

    E até mais.

    De seu amigo,

    Renato F.C..

    ResponderExcluir
  2. Você esqueceu de mencionar a MPB na lista de ritmos! >=(

    ResponderExcluir
  3. legalll!!!
    vou postar em breve!!!
    vai ser uma invasão da cena gótica hein =P

    ResponderExcluir